22 outubro, 2009

Amazônia pode ficar 10ºC mais quente até 2060.

De acordo com o mais novo estudo do Departamento Meteorológico britânico, a elevação do aquecimento planetário de 4ºC prenunciado pelo IPCC pode fomentar efeitos assombrosos à América Latina e deve repassar um aumento na temperatura na Amazônia entre 8ºC e 10ºC, o que significa dizer que, será a destruição de grande parte da floresta.
Infelizmente, o homem está construindo os meios favoráveis para que essa tendência funesta venha se concretizar já em 2060, antecipando em quatro décadas às previsões do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas.
O estudo do cientista José Morengo (INPE), revela que as chuvas no nordeste terão uma eventual redução entre 40% e 60% se comparadas com as atuais, até 2100. Somando-se a isso, haverá prolongamento do período da seca de 12 para 30 dias/ano, intensificando o risco de estiagens, assim como a retração acentuada da área produtiva para o cultivo de grãos. Além do que, a produção de eletricidade será severamente atingida devido à redução do volume de água em 25% na Bacia do Rio São Francisco.
O Instituto de Potsdam, na pessoa do Sr Stefan Rahmstorf, assegurou que a elevação da temperatura de 4ºC provocaria a subida do nível das águas marinhas de 1 a 1,3 metros até 2100 em relação aos valores de 1990. Os países mais ameaçados por essa anomalia são: Guiana, Suriname, Belize, Jamaica, Equador, Guianas Francesas além da Península de Yucatán, no México.
Resultados do estudo do Departamento Meteorológico britânico, afirmam que grande parte das áreas mais baixas da América Latina e do Caribe já está sentindo os efeitos da elevação do nível das águas marinhas.
No seio da comunidade cientifica predomina a convergência no sentido de que, é possível elaborar a compilação de contramedidas para encarar o problema, baseado no fato de que a elevação da temperatura ocorre lentamente. Entretanto, a sinergia entre eventos naturais e eventos antrópicos pode gerar problemas imediatos.
Embora não tenha descartado um aquecimento maior, o IPCC fincou o pé no seu valor de 4ºC para a elevação da temperatura global até o fim deste século, este aumento é dependente das emissões de gases do efeito estufa. Portanto, às emissões de gases do efeito estufa é um Item de Controle Liberatório. E isso exige que controlemos o volume de gás emitido para a zona atmosférica, buscando reduzir o aquecimento planetário.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você