17 abril, 2011

Água: A Celebração da Vida!


Longe de querer esgotar a discussão, escrevo este texto muito mais para instigar os leitores à reflexão, objetivando suas opiniões, e juntos favoreçamos, quem sabe, aclarar o nosso papel de guardião dos recursos hídricos.

Vocês já ouviram dizer que governos se preocupam com o Meio Ambiente? Já ouviram dizer que organizações não governamentais acompanham os governos, preocupando-se também com o Meio Ambiente? Educação é o melhor caminho para a preservação do Meio Ambiente?

Aposto que muitos de nós já ouvimos tais perguntas, por vezes até as fazemos, sem, contudo chegarmos a nenhuma conclusão definitiva. Eu sou um dos que pensam bastante sobre o assunto e, vira e mexe sou perguntado a respeito, mas confesso que morro de duvidas, e só me arrisco a dizer que tal imbróglio é devido principalmente pela inconstância na aplicabilidade de políticas inerentes não só ao nosso habitat natural, como também ao nosso nicho ecológico.

No contexto ambiental, estão os recursos hídricos. Que embora se observe pelos países mundo afora tanta verbalização sobre a questão da água, é fácil também detectarmos negligência e falta de visão em relação a este recurso. No âmbito individual, temos o individuo comum que desmata as margens dos igarapés e fixa residência ao longo dela, e do lado coletivo, considero o governo como sendo fundamental para levar a cabo, políticas públicas adequadas para o nosso nicho ecológico em relação à água, uma maneira bem simples, mas de extrema relevância, são as medidas preventivas, por exemplo, a construção de fossas sépticas para todas as casas fixadas ao longo dos igarapés e o desvio de esgotos para fora dos leitos hídricos, exigido pelo órgão público concernente. O que não acontece, hoje!

Espera-se, no entanto, que os seres humanos tenham pela água um respeito especial e urgente, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza e, não fragmentar a floresta, despejar dejetos residenciais e assorear igarapés. Porque assim, estaremos acelerando a cessação de água potável e de espécies nativas do ecossistema aquático numa demonstração eloquente do desalinhamento da importância da água à vida.

Será que ainda não sabemos que, das substancias, a água, é a que mais precisamos em nossos organismos? A importância da água está no fato de que dela, fenômenos vitais, como respiração, fotossíntese, excreção e digestão, nos quais ocorrem diversas reações químicas, são dependentes, além do que, a água participa ativamente da regulação da temperatura corporal dos organismos vivos.

Nós brasileiros, somos privilegiados no que concerne à água, haja vista a quantidade de bacias hidrográficas dentro do território nacional, especialmente, na região norte. Mas, o crescimento nas mais variadas atividades econômicas, inseriu o Brasil num contexto de despreparo quanto a utilização da água, seja no simples ato de tomar banho seja no âmbito industrial.

O fato é que, nós humanos, de maneira continua, cometemos imperícia concernente ao uso da água. E, o que estamos fazendo para mudar o atual cenário hídrico, aqui no Brasil ?

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você