27 setembro, 2010

Manter a Beleza de nosso Igarapé é obrigação de todos os Filhos do Maú!


Filhos do Maú!!
Os problemas ambientais urbanos são isentos de um caráter transfronteiras, mas são ubíquos em todos os continentes. É sabido que, em sua maioria, a degradação ambiental a nível global e regional tem a sua gênese nas grandes cidades. O Meio Urbano, ou seja, a cidade, que é um sistema especial composto por apenas uma etapa consumidora, ainda assim, interfere por meio da geração de grande quantidade de subprodutos como: resíduo sólido (Lixo), em vários e diferentes ecossistemas, muitas vezes situados a milhares de quilômetros de distancia.
É, verdade! Fala-se muito dos efeitos adversos ambientais das grandes zonas urbanas, mas, não podemos ficar de olhos vendados e até esquecer que as pequenas áreas urbanas também estão sofrendo graves impactos ambientais, seja por não dispor de recursos para implementar sistemas de saneamento básico e coleta seletiva de lixo seja por desprovimento de consciência, sensibilidade e envolvimento ambiental das pessoas integrantes da comunidade. E, neste sentido, começo a me preocupar com a minha amada Vila Maú!
Vila Maú faz parte do município de Marapanim. Hoje, Vila Maú ainda é um dos mais belos lugares para ficar de bem com a vida, renovar as energias e sonhos de vida (ver foto). Entretanto, hoje é real a necessidade de se expurgar a improvisação ou cuidar de forma não ordenada dos olhos azuis de Vila Maú, ou seja, o seu majestoso Igarapé. É necessário integrar o cuidado ambiental aos demais sistemas gerenciais internos da comunidade Mauense (Filhos do Maú).
Prezados Filhos do Maú! Enquanto os efeitos adversos ambientais europeus, asiáticos,... e americanos decorrem, predominantemente, dos acidentes industriais e até nucleares, o nosso Igarapé já grita por socorro devido ao lixo deixados às suas margens por nós mesmos e por àqueles que lá freqüentam. É igualmente motivo de preocupação a falta de sensibilidade dos amigos residentes de Vila Maú quanto à situação do Igarapé, pós fim de semana, gente, ele é único e talvez, seja o motivo real de tantas visitas a esta bela e acolhedora comunidade ao longo de todo o ano. Portanto, sejamos “Guardiões” do nosso Igarapé, ok?.
Hoje, o cenário de Vila Maú é notório como nunca foi antes, as mínimas melhorias que lhe ocorreu favoreceu essa notoriedade aos olhos de milhares de paraenses e não paraenses. Mas, é verdade também que, Vila Maú, no momento atual, exige uma gradual gama de iniciativas políticas, agregando a ela, investimento por parte do Estado e Prefeitura, incorporando dessa maneira, resultados compensatórios em vários aspectos, especialmente em termos de Qualidade Ambiental.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você