09 outubro, 2010

Excesso de Carbono vai alterar o Clima no futuro!


Uma questão bem atual foi levantada pelo cientista Steven Davis, da Instituição Carnegie, qual seja: Qual seria o efeito, se não ocorresse à troca de todas as máquinas que expele, hoje, o CO2 para a atmosfera, pós tempo útil?
Bem, a resposta, é um tanto quanto óbvia. Teríamos um acumulo de carbono inferior ao que vários cientistas afirmam como sendo o limite suficiente para gerar as catástrofes, vinda do aquecimento planetário. A afirmação é dos pesquisadores na revista Science.
Evidentemente que esse fenômeno é hipotético e, não tomará forma de concretização! No entanto, a questão formulada foi para preencher a lacuna a respeito do quanto o nosso planeta aqueceria se pudéssemos trocar as atuais tecnologias geradoras de CO2 pelas alternativas tidas como: tecnologias limpas.
Estima-se que, usina elétrica e/ou carvão tem 40 anos de vida útil; o último modelo de carro americano de passageiro tem 17 anos de vida útil, portanto, levando em consideração esse tempo de vida útil, pode-se concluir que: sem exceção, o descarte desses dispositivos fosse feito após seu tempo de uso – a elevação da temperatura na Terra chegaria 1,3ºC acima dos níveis pré-industriais.
Significa dizer que esse processo confere um aumento de CO2 de 430ppm (parte por milhão). Tendo como conseqüência uma variação sob os 2ºC tido como o limite perigoso, cabendo a este contexto, maiores cuidados, já que se o carbono atmosférico chegar ao volume de 450ppm, os 2ºC será atingido.
Mas, partindo do pressuposto que a paralisação de toda e qualquer indústria cliente da atual matriz energética (combustíveis fósseis), é zero, podemos predizer que, a elevação tida como perigosa deva ocorrer ainda neste século. Esta afirmação é do Steven Davis, autor da pesquisa.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você