Clima:
É essencialmente importante dizer que para melhor entendermos a Climatologia moderna precisamos diferenciar o termo clima de tempo atmosférico. O tempo é uma situação momentânea da atmosfera em uma determinada área geográfica, que agrega a prevalência de eventos físicos, como: temperatura, umidade, ventos e nebulosidade; a ocorrência de mudança de tempo pode acontecer em horas ou em minutos e até segundos. Em contra partida, o Clima, é a ocorrência sucessiva de diferentes tipos de tempo em uma determinada área.
A afirmação “Hoje o dia está quente e úmido”, está se referindo ao tempo, o comportamento da atmosfera nesse instante. Entretanto, quando escutamos alguém dizer que na Amazônia “o tempo é quente e úmido”, esse indivíduo está dando ênfase ao clima da região.
Os fatores climáticos característicos de cada área fomentam um clima próprio a essas áreas, e como fatores determinantes para o clima temos: latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização. A intercessão desses fatores é responsável pela maneira de como se apresentam: a temperatura, umidade e a pressão atmosférica, que são os atributos climáticos (ou elementos climáticos) da área.
Precisamos dizer que, embora tenhamos um comportamento relativamente padronizado do clima de uma área, ainda assim poderão ocorrer variações de ano para ano.
E o exemplo clássico disso, é a ocorrência de invernos fortes, intensos e invernos com temperaturas mais amenas.
28 junho, 2009
Climatologia Moderna
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário