15 outubro, 2009

Inversão Térmica! Um fenômeno Sobre Manaus.

Inversão Térmica
Trata-se de um fenômeno climático natural com predominância nos dias frios do inverno, período em que há inserção de massas de ar frio. Enquanto El Niño e La Niña atuam em escala mundial durante meses, as inversões térmicas ocorrem em escala local e somente por algumas horas.
As ocorrências são principalmente: final da madrugada e inicio da manhã. Durante essa transição, acontece um grande expurgo de calor do solo através da irradiação; logo, as temperaturas se retraem, tanto no solo quanto no ar. Porém, quando o decréscimo da temperatura ultrapassa os 4°C, aumenta a densidade do ar frio, impossibilitando a sua dinâmica na interface solo-atmosfera, fica aprisionado em baixas altitudes. Camadas superiores são preenchidas com ar mais quente, com densidade baixa, logo, o mesmo não consegue descer. Como resultado, ocorre às inversões das camadas habituais: o ar quente se sobrepõe ao ar frio – daí o nome Inversão térmica. Após o inicio do dia, à medida que o solo vai se aquecendo o ar próximo a ele também se aquece e, o fenômeno Inversão térmica vai se desfazendo. O ar aquecido passa a ascender e nos primeiros 10 km da atmosfera, onde estava o ar quente, regularmente, o ar sofre resfriamento e desce, recuperando assim o processo sistemático da circulação atmosférica eliminando a Inversão térmica.
Esse é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer área do planeta, mas, o aumento de sua freqüência é notável em áreas onde o solo captura grande quantidade de calor ao longo do dia e perde com facilidade durante a noite, resfriando as camadas de ar próximo do solo, impossibilitando sua dispersão atmosférica. As condições favoráveis para a Inversão térmica são promovidas tanto pelas influências antropogênicas: urbanização, desmatamento e queimadas, quanto por desenfreada emissões de gazes para o ambiente. Às áreas urbanas têm o solo impermeabilizado por cimento e asfalto que, embora, retenha grande quantidade de calor ao longo do dia, à noite perde esse calor em sua quase totalidade, rapidamente. Nas zonas urbanas essa alteração no micro-clima trás um efeito adverso extra: a saturação das camadas mais baixa da atmosfera pelo ar frio, o que impede a sua dispersão para camadas mais distantes do solo e assim os gases poluentes e tóxicos que estão agregados nessa massa de ar fria são dissipados na atmosfera, sendo a gênese de uma névoa densa capaz de ser vista, a olho nu, camada cinzenta devido às reações dos poluentes ali agregados, os quais se constituem numa das mais graves questões ambientais dos centros urbano-industriais.
Estima-se que a variabilidade da temperatura média do ar e do solo de Manaus, uma boa parte deve-se ao desordenado uso do solo, já que este fator aumenta os valores da temperatura superficial abruptamente. Portanto, a fração local gerada pelo uso do solo na variabilidade da temperatura média do ar é inerentemente superior do que a fração que se atribui aos eventos naturais. Hoje, as interações desalinhadas na interface atmosfera-solo de Manaus disponibilizam uma energia solar excessiva, embora saibamos que seja um fator essencial para determinar as condições climáticas de uma área, já que é o agente externo capaz de alterar outras variáveis, por exemplo: temperatura e precipitação pluviométrica. Portanto, numa floresta, basta uma pequena fração de radiação solar incidir no dossel, para conseguir atingir a superfície do solo. Logo, a opção pelo aumento de áreas desmatadas sem critérios no Estado do Amazonas, em especial na área metropolitana de Manaus vem implicando num substancial incremento na radiação solar incidente sobre o solo, o que tem provocado um desarranjo nas condições climáticas na interface solo-atmosfera da área urbana do município. Manaus vem sendo induzida a apresentar um incremento forçado nas características de temperatura e má qualidade do ar, cujas características não podemos repassar a eventos naturais do clima como provedor, quando necessariamente o fator modificador está sendo o homem. Manaus é hoje, o exemplo fiel de área adequada à Inversão térmica. A imagem acima mostra as características de Manaus durante o fenômeno.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você